segunda-feira, janeiro 29, 2007

Simplifique a vida e ganhe tempo para você

Temos cada vez mais obrigações e menos momentos para o lazer, o que torna a vida uma enlouquecida corrida. E, como em um círculo vicioso, quanto mais complicamos, mais há obrigações, necessidades e atividades que nos consumem.

Livrar-se dos compromissos e obrigações que roubam tempo para fazer o que realmente deseja, renunciar àquilo que se sente forçado a fazer, deixar de ser escravo da agenda, trabalhar menos e desfrutar mais são algumas das propostas de para nossa vida.

Algumas dicas de como se livrar das complicações e recuperar a simplicidade:

Planeje suas compras. A maioria das pessoas vai correndo ao supermercado duas, três ou mais vezes por semana. Por que não reduzir o tempo que dedica às compras a uma vez por semana? Faça uma lista com todos os produtos que pode adquirir de uma vez só.

Acabe com a desordem. Eliminar os objetos que desordenam sua casa, carro, escritório e vida é um passo gigantesco para a simplificação. Para reduzir a desordem, siga a regra: "se não utilizou durante um ano ou mais é desnecessário". Comece pelos armários e vá ampliando.

Resolva seus problemas em um mesmo lugar. Nos shoppings é possível fazer quase tudo de uma vez. Organize-se e evite rodeios.

Apague a televisão. Provavelmente nunca paramos para pensar até que ponto a televisão pode ditar o que devemos comprar, como devemos viver e quanto ela faz a vida ser mais complicada. Faça outras coisas: ler, brincar, passear, reunir-se com a família e amigos.

No trabalho, crie prioridades. O lema "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje" cria uma pressão desnecessária. Conceda prioridades. Faça suas previsões de trabalho com mais realismo, aumentando a duração de algumas tarefas e reservando uma hora diária para os inevitáveis imprevistos e contratempos.

Uma coisa de cada vez. "Quando se come se come e quando se caminha se caminha", diz um provérbio zen.

Não faça nada. Reserve uma hora por dia para permanecer sentado em um lugar tranqüilo. A idéia é desligar a cabeça. Pode ser em casa ou no escritório. No início, serão necessárias várias tentativas para superar o sentimento de culpa ou a necessidade de fazer alguma coisa. Mas, uma vez dominada esta arte, você terá a clareza sobre as coisas.

Diga não. Os compromissos sociais com gente alheia a seu círculo de amigos, familiares e gente próxima roubam tempo e te impedem de fazer o que realmente deseja. Diga "não" quando algo ou alguém não lhe interessar.

Nenhum comentário: